A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) realizou nesta terça-feira (21) a Operação Hermes, que desmantelou uma facção criminosa envolvida no tráfico de drogas e em homicídios no estado. O grupo, originário do bairro do Bom Parto, em Maceió, tentava expandir seu território para Rio Largo, provocando uma série de conflitos violentos, segundo o delegado Gustavo Henrique, chefe da Inteligência da SSP.
A operação é fruto de quase seis meses de investigações, que incluíram a produção de provas técnicas responsáveis por esclarecer dois homicídios ocorridos em Rio Largo. “Foi uma investigação que resultou em uma operação extremamente exitosa, principalmente no sentido de combater os crimes por eles cometidos, como os homicídios”, afirmou Gustavo Henrique.
O delegado destacou que a atuação principal da facção se concentrava no Bom Parto, mas o grupo buscava expandir sua influência para Rio Largo. Além disso, eles enfrentavam conflitos com outra organização criminosa que opera nos bairros do Vergel do Lago e da Levada, na parte baixa de Maceió, gerando mais violência na capital.
As investigações apontaram que a facção movimentava cerca de R$ 150 mil por mês no tráfico de drogas, com fornecedores em Limoeiro de Anadia e ramificações em Viçosa e Atalaia. “Esse valor é o que conseguimos comprovar dentro das investigações”, ressaltou o delegado.
Até o momento, a operação prendeu 24 pessoas, sendo 20 homens e 4 mulheres. No total, foram expedidos 43 mandados de prisão e 41 de busca e apreensão pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Com a retirada de parte do grupo de circulação, a expectativa da SSP é que as áreas afetadas apresentem uma redução significativa nos índices de violência nos próximos meses. “Essas áreas vão apresentar uma certa tranquilidade em relação ao quesito violência”, afirmou Gustavo Henrique.