Termômetros em Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, registraram 50ºC nesta terça-feira, 14. Uma nova onda de calor atinge várias regiões do país. Esse aumento na temperatura é comum todos os anos na “transição” entre a primavera e o verão.
O aparelho mostra a sensação térmica, não a temperatura real. O equipamento fica no sol, por isso essa é a sensação térmica na cidade. A previsão da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a região é de máxima de 37ºC.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que monitora as condições meteorológicas, emitiu um alerta, válido até sexta-feira, 17, sobre as condições favoráveis à umidade relativa do ar abaixo 20% nas regiões ambientais nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco.
A umidade relativa considerada ideal é acima de 50%. Menos de 30% caracteriza situação de alerta. Abaixo de 12% é caso de emergência. O ar seco e quente pode provocar desidratação e irritação nas vias respiratórias, o que aumenta o risco de doenças como rinite, sinusite, bronquiolite e, em casos mais graves, até pneumonia.
Fonte – Extra