A vereadora Olívia Tenório repercutiu, nesta terça-feira (27), o feminicídio de Valkiria de Brito, morta a tiros dentro de um shopping em Maceió. Olívia pediu que as mulheres se unam para lutar pelo fim da violência e questionou o que os colegas vereadores pretendem fazer para garantir a segurança das mulheres.
“É importante que a gente lembre de Valkiria, das Marias, Anas, Joanas e de tantas outras que foram mortas ou que estão sofrendo violência neste momento”, disse Olívia no início do pronunciamento.
A vereadora enfatizou que é necessário lembrar não para que se permaneça sofrendo e chorando todos os dias, mas para que as mulheres se unam e para que os homens parem de matar as mulheres.
“Nós, mulheres, não temos paz. Nem para respirar. Não temos paz nem para trabalhar, como foi o caso de Valkiria”, declarou. A vereadora ressaltou que toda vez que uma mulher é agredida, todas as mulheres sofrem e sangram.
Ela questionou aos colegas vereadores o que a Casa pretende fazer para garantir que as mulheres tenham paz e segurança. “Estamos aqui chorando por mais um feminicídio. O problema também é nosso. Muitas pessoas acham que em briga de mulher não se mete a colher, mas é necessário que se meta a colher, a polícia, porque quando não se mete, nós mulheres morremos”.
A vereadora também destacou que tem lutado, mas que sozinha não consegue. Ela pediu que todos os vereadores, deputados federais e estaduais se unam para proteger essas mulheres. “Precisamos da união de todos e de todas para que a gente lute de verdade”.