Sabe-se que a região sul de alagoas sempre foi dominada pela família Beltrão, desde os tempos do saudoso deputado estadual João Beltrão (falecido em 2019). De lá para cá, o domínio político – ainda – se mantém na maioria dos municípios.
Para 2024, tudo indica que a família estará buscando conquistar – novamente – a maioria das cidades litorâneas. Bem verdade, via bastidores da política, que o deputado federal Marx Beltrão e o atual prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, ambos do PP, já falam o mesmo linguajar político que une todos em prol da paz selada.
Aguardem surpresas (ou não)!
Porém, o desenho das disputas eleitorais do próximo ano, praticamente, está traçado com os nomes que vão concorrer no pleito vindouro. De Roteiro até Penedo, o grupo político Beltrão está – praticamente – fechado em busca das Prefeituras da região.
De fora (da família), apenas o prefeito de Jequiá da Praia, Felipe Jatobá (PP), que não é Beltrão, mas faz parte do grupo de Marcelo (Coruripe) e quer ampliar seu domínio político no litoral sul. Jatobá vai investir – politicamente e financeiramente, claro! – na candidatura do primo, Marcos Paulo Jatobá, em Roteiro.
Marcos Paulo, empresário do complexo na Praia do Gunga, está até filiado ao PDT do vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, e será candidato a prefeito na cidade de Roteiro, no litoral sul de Alagoas, nas eleições de 2024.
Já o ex-secretário de Estado da Educação (Seduc), Március Beltrão (PSB), fez o retorno de volta para casa. Em Penedo, o ex-Seduc apertou no acelerador e entrou de vez – ao que parece – na disputa pela Prefeitura em 2024.
Portanto, o provável desenho eleitoral de 2024 em cidades do litoral sul Alagoas fica – até uma nova mudança – da seguinte maneira:
1 – Marcos Paulo Jatobá (Roteiro)
2 – Felipe Jatobá (Jequiá da Praia – reeleição)
3 – Marcelo Beltrão (Coruripe – reeleição)
4 – Rymes Lessa (Piaçabuçu – indicado pelo atual prefeito, Djalma Beltrão)
5 – Jorge Nunes ( Feliz Deserto – indicado, até então, pela prefeita Rosiana Beltrão)
6 – Március ou Marcos Beltrão (Penedo)
Com este cenário, todavia, o grupo político pretende permanecer unido para a fortalecer todos com vistas ao futuro (promissor) político. Afinal, família unida fica fortalecida (imbatível).
Será?
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
Fonte: kleverson levy