Nesta quinta-feira (25) é celebrado, pela primeira vez, o Dia Municipal do Motorista de Aplicativo, em Maceió. A data foi inserida no calendário oficial da capital alagoana após promulgação da Câmara Municipal em junho deste ano.
Leonardo Dias, autor da lei que instituiu a data no calendário oficial do Município, entende que o dia remete aos inúmeros avanços conquistados pela categoria em Maceió.
“Esta é uma data simbólica, que insere essa categoria tão importante no calendário municipal. Mas só é possível celebrá-la graças aos inúmeros avanços que conquistamos, em parceria, nestes últimos três anos e meio. Foi importante o que já conseguimos, mas entendemos que podemos e vamos avançar ainda mais”, afirmou Dias.
O presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL), Alex Félix, também entende que a data é um importante marco histórico para a categoria seguir avançando.
“É uma data que traz o reconhecimento da nossa profissão. Os motoristas são guerreiros e fazem um trabalho que muito difícil devido aos valores e a segurança. O governo quer nos taxar com vários tributos e a data é importante para que nossa profissão continue e melhore sem tantas adversidades”, afirmou o profissional.
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido a voz dos trabalhadores por aplicativo na Câmara de Maceió. Suas iniciativas incluem a criação das vagas azuis, a luta pela representação da categoria no conselho municipal de mobilidade urbana, bem como a revogação da legislação que regulamentava o exercício da profissão, o aumento da vida útil dos veículos e a criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativo.
A relação entre a AMPAEAL e o vereador Leonardo Dias se estreitou desde o início da atual legislatura, em 2021. De lá para cá, a categoria entende que o vereador é um importante agente no desenvolvimento das atividades dos motoristas em Maceió.
“A AMPAEAL está junta do vereador Leonardo Dias desde o primeiro momento em que ele assumiu o seu mandato há quase quatro anos. De lá para cá, estamos levando demandas e ele assumiu compromisso transformando-as em lei. A gente só tem a agradecer esse apoio e o trabalho do vereador com a nossa categoria”, concluiu o presidente da associação.