O processo será sem “estresse”, avisa o novo presidente do diretório do MDB, o deputado federal Rafael Brito. “Fica no partido quem quiser ficar. Quem não quiser, será liberado, mas essa posição deverá ser tomada agora. Já avisamos aos vereadores da capital que não iremos esperar até março”, aponta.
Rafael Brito coordenou reunião com a bancada de vereadores de Maceió nesta segunda-feira (09/10), na sede estadual do MDB. Dos oito vereadores, sete compareceram: Zé Márcio Filho, Olívia Tenório, Silvânia Barbosa, Brivaldo Marques, Luciano Marinho, Fernando Hollanda e Chico Filho. O único ausente foi o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto. Segundo a assessoria do MDB não deu retorno ao convite e se recusou a atender ligações do diretório municipal.
Entre os presentes, duas definições importantes:
– Fernando Hollanda passa a atuar com os dois pés na bancada de oposição ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL).
– Chico Filho, líder de JHC, fez a oposição de ficar com o bloco do prefeito de deverá ser “liberado”, sem necessidade de “expulsão”.
Na mesma linha, o vereador Luciano Marinho teria dito que quer deixar o partido (em função dos compromissos que tem com o grupo de JHC), mas só em março do próximo ano, quando será aberta a janela para filiações partidárias. Rafael Brito aproveitou para avisar que só ficará no MDB que se compromete a votar no candidato a prefeito que for apresentado pelo partido.
Dos outros vereadores, Zé Márcio Filho já está om os dois pés na canoa da oposição e Gallba Netto, mesmo não tendo ido ao encontro já se decidiu por JHC.
Os demais vão esperar uma conversa de Rafael Brito com o governador Paulo Dantas (MDB), incluindo Brivaldo que estaria com “um pé em cada cano”, mesmo tendo muito espaços no governo em função de seus laços com o empresário Rafael Tenório, suplente do senador Renan Calheiros. Durante o encontro, Rafael Brito avisou que o processo de “depuração” no MDB será realizado, na base do entendimento; “é só dizer se sai ou se fica. Só permanece no partido quem quiser. Quem quiser, será liberado”, avisa.
Fonte: Jornal de Alagoas