Eduardo Bolsonaro, durante sua visita pela Europa, se encontrou com a deputada alemã de extrema-direita Beatrix von Storch, cujo avô foi ministro de Finanças de Adolf Hitler. O encontro ocorreu no Parlamento alemão, onde von Storch se referiu a Eduardo como “amigo” nas redes sociais, destacando sua união em prol da democracia e do Estado de direito. Por sua vez, Eduardo aproveitou a oportunidade para criticar o ex-chefe do avô de von Storch, comparando os tempos atuais no Brasil com o incêndio do Congresso alemão em 1933.
Antes de sua passagem pela Alemanha, Eduardo Bolsonaro esteve na Hungria, onde se reuniu com o primeiro-ministro Viktor Orbán. Von Storch, neta de um ministro nazista responsável por políticas que resultaram na morte de milhões de judeus, já havia sido recebida por Bolsonaro no Palácio do Planalto em 2021, embora o encontro não tenha sido registrado na agenda oficial da Presidência.
Membro do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), conhecido por discursos racistas, von Storch e seu partido foram colocados sob vigilância pela Inteligência alemã meses antes do encontro com Bolsonaro, por representarem uma ameaça à ordem democrática do país. A deputada também visitou o Brasil no ano passado, onde, junto com outros parlamentares alemães, se reuniu com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes. No entanto, após o encontro, von Storch atacou Moraes nas redes sociais, chamando-o de “maior criminoso do Brasil”.