Mulheres em situação de rua em Maceió estão recebendo um implante subdérmico que libera hormônios contraceptivos, como parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para oferecer métodos eficazes de planejamento familiar e saúde reprodutiva. Com eficácia contraceptiva de 99%, o implante é uma solução de longo prazo para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade.
A ação está sendo conduzida pela Diretoria de Atenção à Saúde da SMS, através do Programa Consultório na Rua, e é direcionada a cerca de 1.500 mulheres em situação de rua cadastradas no programa. Essas mulheres passaram por avaliações clínicas e foram informadas sobre o funcionamento do implante, seguindo uma abordagem de esclarecimento e consentimento.
“Nessa primeira etapa, foram investidos cerca de R$ 70 mil em recursos do município de Maceió para a aquisição do implante, dando início à primeira experiência com esse método inovador no âmbito do SUS em Maceió. Esse quantitativo será direcionado a grupos que, por diversos fatores, apresentam dificuldades de acesso e de utilização de outros métodos contraceptivos para um planejamento reprodutivo mais adequado às suas condições de saúde e de vida”, afirmou a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales .
O implante subdérmico contém etonogestrel, um hormônio semelhante à progesterona, que é liberado gradualmente na corrente sanguínea. Com 4 cm de comprimento e 2 mm de espessura, o dispositivo é inserido sob a pele do braço e age bloqueando a ovulação e dificultando a movimentação dos espermatozoides no útero.
Os médicos do programa Consultório na Rua passaram por capacitação para a aplicação correta do implante, oferecida pela empresa fabricante do dispositivo, o que também permitirá expandir o método para novos usuários. Essa capacitação visa garantir que o procedimento seja realizado com segurança e eficácia para o público-alvo.
Essa iniciativa marca um passo importante na oferta de saúde reprodutiva para mulheres em situação de rua em Maceió, ampliando o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes para esse grupo vulnerável.