O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do campo – MTC vem de público o lamenta o falecimento do Papa Francisco lamenta o falecimento do Papa Francisco que faleceu na manhã desta segunda-feira (21)
Jorge Bergoglio, em seus 12 anos de papado, foi um fiel aliado dos mais pobres, marginalizados, excluídos e violentados pelo capitalismo.
Bergoglio foi o primeiro Papa a escolher o nome “Francisco”, em homenagem ao Santo protetor dos animais e da natureza, que abdicou de suas riquezas pessoais. A escolha já sinalizava qual linha seguiria seu pontificado.
Ao longo do período à frente da Igreja Católica, Francisco teve uma série de iniciativas no sentido de se aproximar dos movimentos populares. Propôs, já no primeiro ano, realizando-se em outubro de 2014, os Encontros Mundiais dos Movimentos Populares com o Papa. Os Encontros, que reuniram representantes de movimentos de todos os continentes, além de inédito por si só, representavam a defesa do Pontífice pela necessária organização dos explorados, para podermos conquistar mudanças sociais.
Francisco foi um papa muito próximo de nós e nos próximos dele neste sentido o seu legado continuará vivo na militância do MTC e na história da humidade!
Papa Francisco descanse em paz, porque continuaremos a luta para Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos”