Nesta terça-feira (16), o Ministério Público Federal (MPF) anunciou a abertura de inscrições para a seleção de estudantes de nível superior e formação de cadastro reserva nas áreas de Administração, Comunicação Social e Direito.
As oportunidades nas áreas de Administração serão apenas em Arapiraca; Comunicação Social, apenas em Maceió, e; de Direito, com vagas em Maceió e Arapiraca.
Para as vagas de Administração, também poderão concorrer estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Gestão de Políticas Públicas. Já para o estágio em Comunicação Social, estão habilitados estudantes de Jornalismo, Marketing, Propaganda e Publicidade, Rádio e TV e Relações Públicas.
A inscrição para a seleção para as unidades do MPF em Alagoas deve ser feita pelo link da página de estágios da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), clicando aqui.
O processo abrange duas etapas: a pré-inscrição e a confirmação da inscrição, ambas realizadas on-line no período de 15 de julho a 18 de agosto de 2024.
Durante a fase de confirmação, o candidato deve enviar, via e-mail, a documentação listada no edital para validar sua inscrição. Após a confirmação da inscrição, os estudantes receberão, até 72 horas antes da data de aplicação das provas, um link para acessar a plataforma onde as provas serão realizadas.
Para participar do certame, é necessário estar matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas com a unidade do MPF onde o candidato deseja concorrer (Edital). Estudantes que estejam cursando o último semestre da graduação não serão admitidos no estágio. As provas serão objetivas e aplicadas no formato on-line para todos os cursos, com data prevista para o dia 1º de setembro, a ser confirmada na página de estágios da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL) (Confira).
Para os aprovados na primeira fase, dos cursos de Comunicação Social e Direito, haverá prova discursiva presencial, no dia 22 de setembro. Há 10% de vagas reservadas para minorias étnico-raciais, pessoas transgênero e pessoas com deficiência, seguindo os sistemas de cotas estabelecidos para promover a diversidade e a inclusão no MPF.
A jornada semanal será de 20 horas. O valor da bolsa é de R$ 1.027,82. Os selecionados também receberão um auxílio-transporte de R$ 11,58 por dia de estágio presencial e um seguro contra acidentes pessoais. O programa permite a possibilidade de realização das atividades no formato híbrido, combinando trabalho presencial e remoto. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de publicação do resultado.