O Ministério Público Estadual (MP/AL) se pronunciou, na última quarta-feira (1°), sobre uma denúncia a respeito de uma festa com bebidas alcoólicas em uma escola pública no município de Igaci, localizado no Agreste alagoano. A notícia foi publicada pelo portal Cada Minuto e mostra o vereador Dery Ferreira (Cidadania) participando da ‘farra’. De acordo com o texto, o fato teria ocorrido em uma sexta-feira, e que esse seria a única cidade em que não ocorrem aulas em dias de sexta nas escolas municipais.
O promotor Kleytionne Sousa, com atuação na cidade de Igaci, instaurou procedimento solicitando que a Prefeitura Municipal e o secretário municipal de Educação prestem informações sobre o uso de uma unidade escolar para momento de lazer do vereador Dery Ferreira e também apresente esclarecimentos sobre o não funcionamento da unidade escolar às sextas-feiras.
“Assim que a promotoria de justiça tomou conhecimento a respeito dos fatos, instauramos procedimento para apurar o que de fato aconteceu e, para isso, determinamos que seja oficiada a prefeitura municipal para que ela preste informações e esclarecimentos sobre o que aconteceu naquele dia e sobre as informações contidas na reportagem. Também que fosse oficiada a secretaria municipal de educação para que informe quem é o diretor responsável pela escola onde aconteceram os fatos, bem como o vigilante responsável pela guarda daquele recinto naquela ocasião. Determinamos também, para instruir o procedimento, que fosse oficiada a presidência da Câmara Municipal para que tome conhecimento a respeito dos fatos e informe que providencias adotaram no âmbito daquela casa caso o vereador tenha incorrido ou quebrado o decoro parlamentar ou o código de ética daquela casa. E por fim determinamos a notificação do vereador, para que ele compareça à promotoria de justiça e preste esclarecimentos a respeito dos fatos. Com a chegada destas informações, pretendemos dar prosseguimento ao feito e tomar providencias cabíveis e necessárias para essa espécie de fato”, justificou o promotor.
Segundo o texto publicado pelo MP Estadual, o vereador foi convocado a comparecer à Promotoria de Justiça no dia 21 de novembro de 2023, às 14h. Mas o parlamentar já se antecipou e veio a público através de vídeo em suas redes sociais fazer um pronunciamento oficial. Segundo Dery Ferreira, houve distorção dos fatos. No vídeo, o parlamentar destacou que foi convidado para um almoço para celebrar o dia do servidor público e que sua atuação no município é conhecida.
A prefeitura também já se pronunciou. Em nota oficial do prefeito Petrúcio Barbosa, ele afirma que esteve no local e a versão do vereador é confirmada.
Fonte – Tribuna Hoje