
Motoristas cadastrados no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) podem conseguir até 40% de desconto no valor da infração. Para isso, basta reconhecer a multa e abrir mão de apresentar defesa ou recurso.
A adesão ao sistema é simples e pode ser feita pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com o cadastro ativo, todas as notificações e comunicados passam a ser enviados digitalmente, eliminando a necessidade de correspondência física.
Related posts
Crescimento da adesão em Alagoas
Em Alagoas, a ferramenta já é utilizada por mais de 82 mil condutores. Desde 2017, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aderiu ao sistema, e atualmente, outros 11 órgãos de fiscalização no estado também permitem o uso da notificação eletrônica para autuações e penalidades interestaduais.
Segundo Ângela Oliveira, chefe de Controle de Infrações do Detran, é essencial que a adesão ao SNE seja feita antes do envio da notificação da infração e que o pagamento ocorra dentro do prazo estabelecido. “O desconto somente é concedido se a adesão ao sistema for feita antes do envio da notificação da autuação, e o pagamento realizado antes do vencimento da multa, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, explica.
Para aqueles que preferirem voltar ao modelo tradicional, o cancelamento do cadastro pode ser feito a qualquer momento, e as notificações voltam a ser enviadas pelos Correios.