[banner id=”48582″]
O senador Sergio Moro (União Brasil) repercutiu nas redes sociais, nesta quinta-feira, 18, a condenação do ex-presidente Fernando Collor pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que formou maioria hoje em desfavor de Collor.
Moro escreveu: “combate à corrupção ainda respira. Decisão importante do STF que merece elogios”.
Fernando Collor responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia acompanharam o voto do relator Edson Fachin para condenar o réu pelos dois crimes.
Moraes, Barroso, Fux e Cármen Lúcia acompanharam o voto de Fachin também quanto à condenação pelo crime de organização criminosa. Já o ministro André Mendonça abriu divergência parcial (considerou que o mais adequado é enquadrar a conduta do político como associação criminosa, um crime diverso, previsto no Código Penal).
Os ministros ainda não analisaram no plenário a proposta de pena apresentada pelo relator.
Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, apontado como operador particular e amigo de Collor, e Luis Pereira Duarte de Amorim, apontado como diretor financeiro das empresas do ex-senador, também respondem à ação.
O julgamento continuará na próxima quarta-feira, 24. O placar está em 6 a 1.
Fonte – Extra