Durante missão oficial à China, a Senadora Dra. Eudócia cumpriu uma série de agendas institucionais com foco no fortalecimento da cooperação internacional nas áreas de saúde, ciência e tecnologia. A visita foi inaugurada com visita à Embaixada do Brasil em Pequim, onde se reuniu com o Embaixador Marcos Galvão e a diplomata Letícia Frazão para debater os avanços da parceria sino-brasileira no desenvolvimento de vacinas contra o câncer. Em seguida, a senadora participou de uma audiência com o deputado Li Bin, do Comitê de Saúde da Assembleia Popular Nacional da China, a quem apresentou seu Projeto de Lei do Marco Regulatório das Vacinas contra o Câncer. A senadora destacou a importância de realização de intercâmbios científicos para aproximar os profissionais brasileiros das tecnologias avançadas como imunoterapias com células CAR-T, terapias alvo e vacinas baseadas em mRNA.
A missão também incluiu visitas a centros de excelência em biotecnologia e inovação hospitalar. Em Pequim, a senadora conheceu o Smart Hospital Templo do Céu, referência mundial em saúde digital, onde foi recebida pelo diretor Dr. Rui Li e pôde observar soluções tecnológicas como inteligência artificial, robótica, big data e gestão automatizada de estoques hospitalares. Em Xangai, visitou o hospital público inteligente Renji, onde tecnologias de metaverso e IA são aplicadas no atendimento de até meio milhão de pacientes por mês. A senadora enfatizou a importância de levar ao SUS essas soluções que otimizam serviços, salvam vidas e promovem eficiência na saúde pública, inclusive os sistemas integrados de prontuários, robôs para triagem e soluções de monitoramento de pacientes em tempo real. Ainda em Xangai, foi recebida no aeroporto pelo Cônsul-Geral do Brasil, Embaixador Augusto Pestana, a quem agradeceu pelo apoio institucional durante toda a missão.
A missão também incluiu visitas a grandes centros de biotecnologia como os laboratórios da Sinovac, em Pequim, e da Innovax, em Xiamen. Na Sinovac, a senadora foi recebida pelo vice-presidente Weining Meng, com quem discutiu o interesse da empresa em instalar uma unidade de produção no Brasil, com transferência de tecnologia e criação de empregos qualificados. Em Xiamen, Dra. Eudócia acompanhou a produção da vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo do útero e salve milhares de mulheres por ano, e conheceu os avanços para ampliar sua eficácia para além da versão nonavalente. Encerrando sua jornada, a parlamentar reafirmou o compromisso de fortalecer o marco regulatório brasileiro e levar ao Senado os aprendizados obtidos, para que o Brasil avance na produção de vacinas e no acesso a tratamentos modernos contra o câncer.