Nesta terça-feira (12/11), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou uma reestruturação técnica no Ministério da Agricultura que prevê a criação de duas novas secretarias sem aumento de despesas. Em uma coletiva de imprensa, Fávaro destacou que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) será elevado ao status de secretaria, e uma nova secretaria será criada para centralizar as atividades de promoção comercial do agronegócio brasileiro no exterior. A medida busca eficiência no setor e está alinhada com o compromisso do ministério em expandir os mercados internacionais para o agronegócio brasileiro.
Fávaro enfatizou que a reestruturação será feita por meio do remanejamento interno de cargos, sem aumentar o tamanho da máquina pública, e será formalizada no próximo dia 22 de novembro. O ministro explicou que a nova secretaria de promoção comercial coordenará as atividades de exportação junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e à Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), garantindo clareza nas atribuições: a SDA cuidará dos tratados sanitários, a SCRI dos acordos diplomáticos, e a nova secretaria da promoção comercial dos produtos e produtores brasileiros.
“Queremos que as responsabilidades sejam claras e específicas para cada área, fortalecendo as relações comerciais e diplomáticas e promovendo uma maior abertura de mercados. Essa nova organização permitirá ao ministério continuar avançando nos resultados positivos para o agronegócio”, declarou Fávaro.
O ministro também informou que o Inmet passará por um processo de modernização tecnológica com investimento de R$ 200 milhões. Com a mudança, espera-se que o instituto tenha uma estrutura reforçada para monitoramento e suporte climático, essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola.