Com a chegada da Semana Santa, a médica veterinária do Conagreste, Taíne Soares, trouxe um alerta importante
sobre os cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar o pescado para o tão esperado almoço da Sexta-feira da Paixão.
De acordo com a veterinária, três cuidados básicos devem ser tomados e são fundamentais para garantir a procedência, a qualidade do pescado a ser consumido e a segurança alimentar de toda a família.
A primeira dica é observar a higiene do estabelecimento e verificar se o pescado está sendo mantido refrigerado, seja no freezer ou no gelo.
A segunda dica é verificar algumas características importantes que mostram se o pescado está realmente fresco. Os olhos do peixe devem estar salientes e brilhantes, as guelras devem estar vermelhas, as escamas brilhantes e com coloração uniforme e a carne firme.
A terceira dica é para quem prefere comprar o pescado congelado. Nesse caso é importante observar as datas de fabricação, de validade e se a embalagem tem o Selo de Inspeção do serviço oficial, certificação que garante a qualidade do alimento a ser consumido.
Sob a gestão do presidente Marlan Ferreira, o Conagreste é responsável por gerir o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o primeiro selo consorciado do estado de Alagoas. Para aderir ao Serviço o produtor deve trabalhar com produtos de origem animal e procurar a Secretaria de Agricultura do seu município, desde que esse município seja um dos 32 consorciados ao Conagreste.