O Ministério da Educação anunciou que o primeiro pagamento da bolsa-poupança estudantil, conhecida como ‘Pé de Meia‘, será realizado aos estudantes do Ensino Médio a partir de 26 de março, seguindo um cronograma até 3 de abril. Esse pagamento inicial corresponde aos 200 reais do Incentivo-Matrícula, que faz parte de um programa composto por quatro etapas distintas.
O programa inclui incentivos como o valor anual de 200 reais para matrícula escolar, 1.800 reais por ano para incentivo de frequência, 1.000 reais por etapa escolar concluída e 200 reais ao final do terceiro ano escolar para o Enem. O depósito dos 200 reais referentes à matrícula será feito de acordo com o mês de nascimento dos alunos, com datas específicas para cada grupo.
Os valores serão transferidos para contas digitais dos alunos criadas automaticamente na Caixa Econômica Federal. É importante destacar que apenas estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública, com idade entre 14 e 24 anos e com família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), têm direito a esse benefício.
Para alunos menores de 18 anos, o saque do dinheiro requer autorização do responsável legal, podendo ser realizado através do aplicativo Caixa Tem ou em qualquer agência bancária da Caixa. As escolas têm até 14 de junho para revisar e atualizar os dados no Ministério da Educação, caso algum aluno elegível não tenha recebido o benefício, garantindo assim que o pagamento do Incentivo-Matrícula seja realizado até 1º de julho.