Ainda sem definição do nome que vai disputar a prefeitura de Maceió em 2024, o MDB garante que vai ter candidatura própria. Entre os nomes possíveis, já mencionaram os deputados estaduais Dr. Wanderley e Alexandre Ayres e o federal Rafael Brito.
Presidente do MDB de Alagoas, o senador Renan Calheiros, é favorável ao lançamento de várias candidaturas, entre os partidos aliados, Rui Palmeira (PSD) e Paulão (PT) chegaram a ser sugeridos por ele. Nenhum deles confirmou o nome para a disputa.
Rafael também não confirmou o próprio nome, empurrou para o futuro. “Acho que o MDB tem outros nomes, tem trabalhado isso e a gente de uma forma muito unida mesmo vai decidir isso mais à frente. Eu acho que tem tempo ainda para eleição”.
No entanto, não chegou a se esquivar quando perguntado se aceitaria o desafio a pedido do partido. “Meu nome está à disposição, com certeza, como sempre esteve”.
No início de setembro, o Instituto Falpe realizou uma pesquisa. Rui Palmeira, ex-prefeito da capital e atual secretário da Infraestrutura do Governo do Estado, foi o único entre os aliados de Calheiros que chegou aos dois dígitos, aparecendo com 11,5%.
Os nomes do MDB ainda não entraram no imaginário popular. Dr. Wanderley contabilizou 6,5%. Alexandre Ayres alcançou 3%, Lelo Maia e Lobão empatam com 1,75% e Rafael Brito tem apenas 1%. A única mulher mencionada foi a vereadora Olívia Tenório, mas ela não chegou nem a 1%.
O trabalho está sendo feito para tentar levar JHC a um segundo turno. Pressão aos emedebistas na câmara de vereadores para fazer oposição, diálogo com partidos aliados e outras ações já trazem uma sensação de ano pré-eleitoral. Mas ainda há um caminho a percorre.
Mesmo com as pesquisas apontando para um cenário desafiador pra quem for disputar contra JHC, Brito está confiante. “Acho que o MDB tem chance de vencer eleição, não só de chegar no 2º turno, tem chance de vencer a eleição. Porque nesse momento as pessoas não estão prestando atenção em eleição, as pessoas estão tocando a vida delas estão preocupadas com o seu dia a dia, com seu salário com seu emprego”.
Na avaliação do federal, há falhas na atual gestão que serão exploradas na campanha. “As pessoas só passam a avaliar de verdade a permanência de um gestor ou não no período eleitoral. E é no período eleitoral que o MDB fará essa discussão mais ampla para mostrar à população de Maceió o quão é deficitária, o quão é abaixo da Média a gestão do atual prefeito JHC”.
Abraçando a educação como principal plataforma, o deputado federal tem explorado os projetos da época que era secretário de educação do Estado de Alagoas e tentado levar a experiência a nível nacional.
“A implantação em nível nacional de um programa para financiar a presença de alunos do ensino médio dentro de sala de aula, como já existe aqui em Alagoas o cartão escola 10”.
Os recursos que buscou também foram na área da educação. “A gente atuou diretamente no reajuste do valor da merenda escolar desde o primeiro dia do nosso mandato, e três meses depois a gente conseguiu isso. Só aqui em Alagoas é uma diferença de R$ 20 milhões em alimentação escolar mensalmente”.
Fonte – Tribuna Hoje