[banner id=”48785″]
O MDB deflagrou uma contra ofensiva contra o prefeito João Henrique Caldas (PL), que formou uma grande aliança política, a partir da reforma do seu secretariado, visando fortalecer sua candidatura à reeleição.
Um das primeiras iniciativas foi fortalecer a oposição a JHC na Câmara Municipal de Maceió, que já conta com uma bancada de quatro vereadores e pretende ampliar em curto prazo.
Apesar de pelo menos dois vereadores do próprio MDB fazerem parte do grupo do prefeito e, até agora, nenhuma providência tenha sido tomada em relação a eles – o presidente da casa, Galba Novaes Neto, e o líder do prefeito, Chico Filho.
Pelo menos cinco nomes do partido estão sendo citados como possíveis concorrentes de JHC no próximo ano: o ex-vereador Lobão, os deputado estaduais Alexandre Ayres e José Wanderley, a deputada estadual Cibele Moura e o deputado federal Rafael Brito.
No interior, o principal alvo é o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que é filiado ao MDB mas se tornou dissidente da legenda em 2020, quando foi eleito pela terceira vez, e agora está sendo sondado para selar a paz com os caciques do partido – governador Paulo Dantas, senadores Renan Calheiros e Renan Filho e deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa.
O objetivo inicial é a disputa pelas prefeituras, no próximo ano, mas o que interessa mesmo é a eleição de 2026, quando estarão em jogo – principalmente – os cargos majoritários de senador, com duas vagas, e o de governador.
Fonte – Blog do Flavio Gomes de Barros
[banner id=”48911″]