Na última terça-feira (25), o deputado federal Marx Beltrão (PP) formalizou, na Câmara dos Deputados, um pedido ao Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), para que sejam implementadas ações junto à Equatorial Alagoas com o objetivo de otimizar a distribuição de energia elétrica nos 102 municípios do estado.
“A Empresa Equatorial Alagoas, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado, tem recebido inúmeras reclamações por parte dos consumidores, relacionadas a interrupções frequentes no fornecimento, demora na restauração do serviço e falta de transparência nas informações prestadas“, disse.
“Tais problemas têm causado prejuízos significativos aos cidadãos, especialmente em áreas rurais e periféricas, onde os cortes de energia são mais frequentes e prolongados”, afirma Marx, em um trecho do documento.
No requerimento, Beltrão elenca cinco pontos específicos que demandam a intervenção do Ministério junto à Equatorial. “Que haja a promoção de uma fiscalização mais rigorosa sobre a atuação da Empresa, com o objetivo de garantir a melhoria contínua do serviço de distribuição de energia elétrica; e que sejam realizadas auditorias técnicas para identificar as causas das falhas no fornecimento de energia com estabelecimento de prazos e metas para a resolução desses problemas”.
A Indicação também solicita que a “Equatorial seja incentivada a investir em modernização da infraestrutura, ampliação da rede de distribuição e capacitação de equipes técnicas, visando à redução dos índices de interrupção no fornecimento; e que sejam implementados mecanismos de transparência e comunicação eficientes, permitindo que os consumidores sejam informados de forma clara e ágil sobre eventuais interrupções e os prazos para restabelecimento do serviço”.
Por último, Marx Beltrão solicita “a implementação de políticas de compensação aos consumidores prejudicados por interrupções no fornecimento de energia, em conformidade com a legislação em vigor”. O requerimento foi encaminhado ao presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB), para imediata tramitação e as devidas providências da Mesa Diretora.