Nesta terça-feira (11) é celebrado o Dia da Internet Segura, uma iniciativa que promove o uso de maneira consciente e responsável da rede. Atualmente, instituições públicas e privadas de mais de 200 países celebram a data.
Aqui no Brasil, a SaferNet, em parceria com outras entidades, organizou a 17ª edição do principal evento do país que marca a data. As discussões começaram nesta terça-feira, com a participação de estudantes, especialistas, empresas e governos. Na pauta, estão assuntos como segurança online, cidadania digital e extremismo na rede.
No primeiro dia, foi divulgado um estudo inédito, feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).
O levantamento mostra que, nos últimos dez anos, o uso de internet e a posse de aparelho celular cresceram entre as crianças brasileiras de até 8 anos de idade. Um dos fatores que contribuíram para esse aumento foi a pandemia de covid-19.
Na faixa etária de 0 a 2 anos, por exemplo, a proporção de crianças usuárias aumentou de 9%, em 2015, para 44% no ano passado. Já na faixa etária de 3 a 5 anos, o salto foi de 26% para 71% no mesmo período e, entre 6 e 8 anos, o uso dobrou, passando de 41% para 82%.
O diretor-presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares, reforçou a importância de garantir a proteção dos usuários na internet, principalmente crianças e adolescentes.
O estudo também mostra que o uso de tecnologias digitais por crianças de até 8 anos varia conforme as condições econômicas, sendo menor entre as mais pobres.
Fonte – Extra