De acordo com um levantamento realizado pela Equatorial Alagoas, mais de 180 mil famílias em Alagoas têm direito ao desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um programa do Governo Federal, mas não estão recebendo o benefício. Isso ocorre devido à falta de atualização cadastral ou ao desconhecimento do programa. A TSEE pode proporcionar até 65% de redução no valor da tarifa de energia elétrica.
Atualmente, 577.293 famílias já usufruem dos benefícios da tarifa social da EDP, um programa que garante descontos na conta de luz para clientes de baixa renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social.
Critérios para obter a TSEE
A principal condição para obter a Tarifa Social é estar cadastrado no CadÚnico e comprovar renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, cada membro da família deve ter uma renda individual de no máximo 60% do valor do salário mínimo.
– A pessoa idosa ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
– Famílias inscritas no CadÚnico que tenham pessoa com necessidades especiais, doenças ou transtornos que precise de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;
– Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.
É importante lembrar que, a cada dois anos, os beneficiários da Tarifa Social devem atualizar seus dados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para garantir a continuidade do benefício.
“Ter o NIS válido é fundamental para garantir o recebimento do desconto da Tarifa Social, referente ao consumo de energia elétrica. A atualização cadastral é obrigatória e deve ser feita a cada dois anos. Mesmo que não haja nenhuma mudança, o recadastramento é necessário e obrigatório para confirmação das informações do cadastro”, explica a gerente de relacionamento com o cliente, Patrícia Moraes.
A Tarifa Social oferece flexibilidade para os beneficiários. A conta de luz pode estar em nome de qualquer pessoa, desde que o beneficiário informe o número da conta e atenda aos demais requisitos do programa.
Além do atendimento presencial, o interessado pode solicitar a Tarifa Social de forma rápida e fácil pela assistente virtual Clara, pelo WhatsApp, número (82) 2126-9200 e tem ainda a possibilidade de cadastramento ligando para 0800 082 0196, ou por meio do site www.equatorialenergia.com.br, selecionando o estado “ALAGOAS”.