A maceioense Camila Garcia Pereira fez história ao se tornar a primeira militar de nacionalidade brasileira na Companhia dos Bombeiros Sapadores, em Portugal. Somente duas mulheres (a outra é de nacionalidade portuguesa) conseguiram aprovação desta vez no concurso para o órgão, considerado um dos mais difíceis para admissão naquele país.
Camila concorreu com mais de 50 candidatos, em igualdade de condições e sem qualquer privilégio por ser mulher. Os novos recrutas no Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto e em Braga tomaram posse nessa sexta-feira (15).
Esta foi a primeira vez que uma recruta tem cerca de três dezenas de jovens, mais concretamente duas mulheres e 27 homens, sendo que a anterior teve menos de metade dos elementos. No ano de 2015 foram aprovados 13 candidatos para 15 vagas.
O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) atua no âmbito da proteção de pessoas, de bens e do ambiente, principalmente na área do Município do Porto. Trabalhando segundo padrões de elevada qualidade e profissionalismo, desenvolve o seu trabalho em dois níveis.
O primeiro deles diz respeito às medidas de prevenção, como ações de formação, campanhas de sensibilização, simulacros, planos de emergência, vistorias de segurança, entre outras. O segundo equivale às medidas de prestação de socorro, como a intervenção em emergências médicas, incêndios, operações de salvamento, abertura de portas, entre outras.
Fonte – GazetaWeb