Maceió terá 17 militares e um delegado da Polícia Civil entre os 576 candidatos a vereador da capital, segundo dados divulgados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levantados nesta sexta-feira, 2.
Em 2020, oito sargentos, quatro coronéis, um cabo, um subtenente, um policial, um capitão e um bombeiro disputam uma cadeira na Câmara Municipal. O delegado Fábio Costa, da Polícia Civil, também é um dos que entraram na disputa neste ano.
O número representa um aumento de quase 143% nas candidaturas de militares ao cargo em relação às eleições de 2016. A média, no entanto, diminuiu um décimo percentual nesta eleição, representando 2,9% do total de candidatos à Câmara Municipal.
Em âmbito nacional, a eleição de 2020 já é a disputa municipal com o maior número de candidatos policiais e militares dos últimos 16 anos, de acordo com levantamento feito pelo portal G1.
Em números absolutos, são 6,7 mil postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em todo país, superior ao total registrado em 2012.
O aumento dessas candidaturas também é de 12,5% em relação à eleição de 2016. Esses números, no entanto, podem ser ainda maiores, segundo especialistas, porque há casos de policiais ou militares que se autodeclaram apenas servidores públicos.
O aumento das candidaturas de militares neste ano é levemente maior que o total das candidaturas, que teve um crescimento de cerca de 10% quando comparadas com as de 2016. A maior parte dos militares candidatos disputa uma vaga para as Câmaras municipais (5,9 mil). Outros 387 são postulantes ao cargo de prefeito.
A distribuição dos candidatos militares por partido mostra que o PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018, apresenta o maior número de registros. São 649 candidatos. Logo depois aparecem Republicanos (433), PSD (422) e MDB (402).
Fonte – Extra