A vereadora Olívia Tenório, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (SEMUC), participou nesta terça-feira (28) de uma capacitação chamada ‘Maceió sem Assédio’ com líderes do turismo, bares e restaurantes da cidade. A iniciativa visa à implementação do protocolo “Não é Não”, reafirmando o compromisso da vereadora e da cidade de Maceió em criar ambientes mais seguros para as mulheres.
O treinamento, realizado ontem, reuniu proprietários, gerentes e colaboradores de diversos estabelecimentos do setor, proporcionando orientação sobre como identificar e lidar com situações de assédio, além de promover a conscientização sobre a importância de respeitar os limites e o consentimento das mulheres.
“É fundamental que Maceió se destaque não apenas como um destino turístico atrativo, mas também como um lugar onde a segurança e o respeito pelas mulheres sejam prioridades. A adoção do protocolo ‘Não é Não’ é um passo essencial nessa direção”, afirmou a vereadora Olívia Tenório.
A vereadora também destacou que essa foi a primeira capacitação gratuita realizada pelo município de Maceió após a Lei Não é Não ter sido sancionada.
“Vamos realizar outras capacitações para reforçar esta lei, que é para combater condutas como estupro, assédio e importunação sexual, além de qualquer outra forma de violência ou constrangimento de natureza sexual, inclusive contato físico não consentido, xingamentos, humilhações ou flerte insistente e ostensivo”, explicou.
Segundo a vereadora, a segurança das mulheres é uma responsabilidade coletiva.
“O protocolo ‘Não é Não’ é uma iniciativa que reflete nosso compromisso em criar espaços onde as mulheres se sintam seguras e respeitadas. Estamos orgulhosas de apoiar esta capacitação e esperamos ver mudanças positivas em toda a cidade. É necessário que todos se unam nesta luta coletiva”, acrescentou.
Participaram da capacitação a secretária da SEMUC, Ana Paula Mendes, a promotora de Justiça, Karla Padilha, e as advogadas Anne Caroline Fidelis e Erika Freire.