
A Prefeitura de Maceió oficializou sua candidatura para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, iniciativa que busca reconhecer cidades que se destacam na promoção da cultura e da criatividade como fatores essenciais para o desenvolvimento sustentável.
O projeto Folguedos na Rede, uma das principais ações da candidatura, impactou diretamente 1.200 alunos e indiretamente 4.700 crianças e adolescentes. A iniciativa tem sido fundamental na valorização de 40 mestres folcloristas, fortalecendo sua autonomia econômica e promovendo a inclusão social e a consciência cultural entre as novas gerações.
A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) tem impulsionado o setor por meio de capacitações, participação em eventos nacionais e internacionais e incentivos financeiros. O plano cultural criativo da cidade se baseia em cinco eixos estratégicos: democratização do acesso à cultura, proteção dos direitos culturais, valorização do patrimônio, inclusão e diversidade, e economia criativa.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Myriel Neto, destacou o trabalho contínuo na valorização das manifestações culturais da cidade, como as ligas de quadrilhas juninas, o coco de roda, o bumba meu boi e as escolas de samba.
“Estamos juntos, trabalhando para fortalecer as nossas tradições e manter vivas as manifestações culturais que fazem parte da nossa identidade”, afirmou.
O calendário cultural de Maceió também fortalece sua candidatura, com festividades como o Saurê Palmares, a Festa das Águas e o Xangô Rezado Alto, além de grandes eventos como Verão Maceió e São João, que mantêm vivas as tradições culturais da cidade.
“Juntos, estamos construindo uma cidade que valoriza sua história e projeta um futuro com mais arte, oportunidades e inclusão”, concluiu a Prefeitura.