Maceió foi surpreendida por uma forte tempestade na manhã desta quarta-feira (05), causando transtornos e deixando um rastro de destruição na cidade. De acordo com a última atualização da Defesa Civil Municipal (DCM), pelo menos oito residências desabaram devido às chuvas intensas, enquanto outras regiões registraram alagamentos e congestionamentos no trânsito.
Os pluviômetros da capital alagoana registraram um volume de 79mm de chuva nas últimas horas. Para efeito de comparação, a média esperada para todo o mês de fevereiro era de 80mm, o que significa que em apenas uma manhã choveu 98% do volume previsto para os 28 dias do mês.
Das 23 ocorrências reportadas pela Defesa Civil, oito foram referentes a desabamentos parciais de residências e sete foram por alagamentos. O restante dos casos não foi detalhado pelo órgão, que informou que suas equipes já estão em campo atendendo às emergências conforme o nível de risco de cada situação.
A tempestade também fez transbordar o Riacho Salgadinho, agravando os alagamentos e dificultando a mobilidade urbana. Três pessoas ficaram desabrigadas e serão encaminhadas para um abrigo disponibilizado pelo Município. Outras quatro, que estão desalojadas, devem permanecer temporariamente em casas de parentes.
A Defesa Civil alerta para a continuidade das chuvas ao longo do dia e reforça a importância de que a população fique atenta a sinais de riscos estruturais. Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato pelo telefone 199.