Maceió será palco, nesta terça-feira (10), de uma manifestação organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, intitulada “Sem Anistia para os golpistas”. O ato acontece a partir das 9h, na Praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa, no Centro da capital, e integra uma mobilização nacional contra os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.
A mobilização, que ocorrerá simultaneamente em pelo menos 19 estados brasileiros, é uma resposta à tentativa de golpe de Estado planejada por grupos extremistas, conforme apurado pela Polícia Federal. “É uma resposta aos que atentaram contra a democracia do país ao planejarem um golpe que culminaria com os assassinatos do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes”, destaca o movimento nacional em nota.
Pautas ampliadas
Além de exigir punição aos responsáveis pelos atos golpistas, a CUT e outras organizações como as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo também aproveitam a mobilização para levantar bandeiras em defesa de pautas sociais e econômicas. Entre os principais temas estão a taxação das grandes fortunas, redução da taxa de juros, valorização do salário mínimo, fim da escala de trabalho 6×1 e a garantia de investimentos públicos em áreas prioritárias.
“Contamos com a presença dos nossos sindicatos, movimentos sociais e trabalhadores e trabalhadoras em geral. O ano está quase terminando, mas a nossa luta não tem tréguas!”, afirmou a CUT Alagoas em comunicado, reforçando a importância da adesão ao ato.
Contexto político
A manifestação ocorre em um momento de forte debate nacional sobre responsabilização dos envolvidos nos eventos de