Maceió tem o menor tempo de espera para fazer exames entre 17 capitais do Brasil, como aponta pesquisa feita pelo jornal O Globo. Enquanto Cuiabá é a que tem o maior tempo médio de espera para consultas, com 197 dias, Maceió tem apenas 7,75 dias. O dado é fruto dos investimentos em saúde feitos pela gestão do prefeito JHC.
A criação de programas como o Saúde da Gente, que leva atendimento para a porta de casa de quem mais precisa, o Corujão da Saúde que estendeu o horário em 22 unidades de saúde e o Hospital da Cidade resultam neste dado.
Com o Hospital da Cidade exames de ultrassonografia, ecocardiograma, e cirurgias gerais foram ampliados.
Além destes serviços, houve aumento de 20% de consultas ginecológicas, com 1.200 atendimentos em julho. Consultas de oftalmologia passaram de 300 para 500 por mês, garantindo que os maceioenses tenham os serviços mais rápidos e eficazes.
Além disso, o Pronto!, sistema de marcação de consultas também tem sido fundamental para a redução de espera de consultas e exames em Maceió.
JHC afirma que quando assumiu a gestão, os postos de saúde estavam abandonados, mas que com trabalho duro foi possível mudar essa realidade.
“Já entregamos a reforma de 44 unidades de saúde e tem mais 15 em andamento. Ou seja, 85% da nossa rede está sendo totalmente requalificada. Ainda vamos fazer mais, porque aqui o trabalho não para”, destacou JHC.