A Prefeitura de Maceió está analisando a possibilidade de adotar um sistema de reconhecimento facial para reforçar a segurança na capital. A tecnologia, que já funciona em São Paulo, tem ajudado na identificação de foragidos da Justiça e na localização de pessoas desaparecidas.
Em São Paulo, essa ferramenta faz parte do Smart Sampa, um centro de monitoramento que acompanha, em tempo real, os impactos da tecnologia na segurança pública. Desde sua implantação, o sistema já levou à prisão de quase duas mil pessoas em flagrante, capturou mais de 700 foragidos e ajudou a encontrar dezenas de desaparecidos.
Para entender como essa inovação pode ser aplicada em Maceió, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, visitou o Smart Sampa ao lado do prefeito JHC e do deputado federal delegado Fábio Costa. Segundo ele, investir em tecnologia é essencial para modernizar a atuação da Guarda Civil Municipal e ampliar a eficiência do policiamento preventivo.
Atualmente, Maceió já conta com videomonitoramento e está expandindo sua estrutura com Totens de Segurança, que possuem câmeras, botão de emergência e comunicação direta com a Guarda Municipal. A possível adoção do reconhecimento facial seria mais um passo na modernização da segurança pública, trazendo maior proteção para a população.