O prefeito de Maceió, JHC, utilizou as redes sociais, nesta sexta-feira (3), para anunciar o envio de técnicos da Defesa Civil com o fim de auxiliar as cidades atingidas por fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Ao todo, serão enviados 15 profissionais, entre eles, engenheiros civis e de agrimensura, geógrafos, geólogos, assistentes sociais e psicólogos.
“É hora de unir forças para ajudar o Rio Grande do Sul. O povo gaúcho pode contar com nossa solidariedade”, afirmou o prefeito da capital alagoana.
Cidades gaúchas enfrentam fortes temporais, que causaram estragos e, ao menos, 32 mortos e mais de 60 desaparecidos, centenas de ilhados e milhares de desabrigados.
A condição na região começou em 26 de abril, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao governo federal, emitiu um alerta de tempestades para o Estado. Naquele dia, a previsão ainda era de chuvas em algumas regiões. Mas o cenário foi se agravando ao longo dos dias.
Segundo a Agência Brasil, o total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154. O governador pediu atenção especial das pessoas para que levem a sério as recomendações de evacuação de locais atingidos.
Mais de 328 mil pontos estão sem energia elétrica no Estado e 541,5 mil clientes estão sem abastecimento de água. Ao todo, 494 escolas estão danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte ou com problemas de acesso.
Fonte – GazetaWeb