
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) oferece o serviço de inserção gratuita do Dispositivo Intrauterino (DIU) em 15 Unidades de Saúde e no programa Saúde da Gente. O método contraceptivo, considerado um dos mais eficazes pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), possui 99% de eficácia e validade de até 10 anos. Até 2024, já foram realizados 355 procedimentos na capital alagoana.
Para acessar o serviço, as interessadas devem procurar uma das unidades de referência, onde passarão por uma avaliação médica. O fluxo de atendimento inclui exames para descartar gravidez e infecções, além da ultrassonografia pélvica para verificar a posição do dispositivo após a inserção.
“A UBS realiza todo o acompanhamento e até 15 dias após a inserção é solicitada a ultrassonografia pélvica para confirmar a posição do aparelho”, explica Suzângela Mendonça, coordenadora Técnica de Atenção à Saúde da Mulher da SMS.
Os procedimentos estão disponíveis em locais como o Pam Salgadinho (Poço), UBS Roland Simon (Vergel), URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e UDA UFAL (Cidade Universitária), entre outros. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar documento de identificação, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.