A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió inicia nesta segunda-feira (4) um novo protocolo de vacinação contra a Poliomielite, alinhado com as diretrizes do Ministério da Saúde. Essa mudança visa substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) por uma única dose da vacina inativada poliomielite (VIP), consolidando um esquema vacinal focado exclusivamente na VIP.
Com a intenção de fortalecer a luta pela erradicação da poliomielite, o novo esquema vacinal atenderá crianças de 2 meses a menores de 5 anos. As doses agora serão administradas em três etapas: a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses de idade, além do reforço previsto para ser aplicado aos 15 meses.
Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió, destaca a importância de que os responsáveis verifiquem o tipo de vacina administrado anteriormente. Ela recomenda que os pais levem suas crianças a uma unidade de saúde para uma avaliação detalhada da situação vacinal, garantindo que todos estejam devidamente imunizados de acordo com o novo protocolo.