Um macaco-prego-galego (Sapajus flavius), espécie ameaçada de extinção e nativa do bioma Caatinga, foi resgatado nesta terça-feira (26) pela equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, em um sítio na zona rural de São José da Tapera, Alagoas.
O animal foi encontrado acorrentado pelo pescoço, sob forte sol, sem acesso a comida ou água, em evidente situação de maus-tratos. No mesmo local, também foi identificada uma Jandaia-verdadeira, ave da família dos Psitacídeos, mantida ilegalmente em cativeiro.
A ação foi realizada após uma denúncia anônima. Os animais resgatados serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Maceió, onde passarão por avaliação e cuidados especializados.
O responsável pelos animais foi autuado e responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), elaborado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
A FPI reforçou a importância das denúncias anônimas para combater crimes ambientais, especialmente os que colocam em risco espécies ameaçadas como o macaco-prego-galego. O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades.