Apesar de uma leve queda na popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda aparece como o nome mais forte para a eleição de 2026, segundo pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira (3). O levantamento aponta que Lula venceria todos os cenários de segundo turno testados, mas, em alguns casos, a disputa seria acirrada, especialmente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde a diferença entre os dois fica dentro da margem de erro.
Na simulação contra Bolsonaro, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente tem 40%, configurando um possível empate técnico. Com a inelegibilidade de Bolsonaro, a pesquisa também analisou um cenário contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, no qual Lula venceria por 44% a 38%.
Governadores como alternativa: oposição ainda sem nome forte
A Quaest também testou possíveis embates entre Lula e governadores cotados para a disputa presidencial. O petista venceria contra Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) por 43% a 37%. Em confrontos com outros governadores, os números foram:
- Ratinho Júnior (PSD-PR): 42% x 35%
- Ronaldo Caiado (União-GO): 44% x 30%
- Romeu Zema (Novo-MG): 43% x 31%
Os dados mostram que Lula mantém vantagem confortável, mas sugerem que a oposição ainda pode se articular em torno de um candidato competitivo para 2026.