Presidente está acompanhado da primeira-dama Janja e de comitiva com autoridades dos Três Poderes; funeral ocorre neste sábado (26)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta sexta-feira (25/4), das cerimônias de velório do papa Francisco, no Vaticano, cidade-estado situada em Roma, Itália, e sede da Igreja Católica. Acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o chefe do Executivo prestou homenagens ao pontífice, que faleceu na última segunda-feira (21/4), aos 87 anos.
“Emoção e devoção” foram as palavras escolhidas por Lula para descrever o momento. Ao lado da esposa, ele esteve na Basílica de São Pedro, onde o corpo do papa Francisco está sendo velado em caixão aberto até a noite desta sexta.
A comitiva brasileira que acompanha o presidente é composta por 18 autoridades, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
Em Roma, também se juntou à delegação brasileira a ex-presidente Dilma Rousseff, atual diretora do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics.
O funeral do papa Francisco está marcado para a manhã deste sábado (26/4) e deverá reunir cerca de 200 mil pessoas, segundo estimativas do Vaticano. Ao todo, 50 chefes de Estado e 10 monarcas confirmaram presença, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o presidente da França, Emmanuel Macron; e o príncipe William, do Reino Unido.
Enquanto os fiéis prestam suas últimas homenagens, os cardeais seguem reunidos no Vaticano. A Terceira Congregação Geral dos Cardeais foi aberta nesta quinta-feira (24/4) e prepara o terreno para o conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica.