O governo Lula acatou um pedido da ministra dos Esportes, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, e decidiu adotar ponto facultativo em repartições federais nos dias de jogos da Seleção feminina na Copa do Mundo da Austrália e do Qatar, que se inicia no dia 20. Na prática, os servidores poderão ficar ausentes de seus serviços durante o jogo e até duas horas após o término dos duelos.
Como os jogos do Brasil, que integra o Grupo F, serão às 7h (de Brasilia) nos dias 24/7 (Panamá), 29/7 (França, mas cairá num sábado) e 2/8 (Jamaica), isso significa que nestes dias as repartições voltarão a ter suas atividades a partir das 11h.
Ponto facultativo é comum em jogos do Brasil em Copas do Mundo masculinas. Mas esta será a primeira vez que as partidas do feminino ganharão este status.
O Brasil está há duas semanas concentrado em Gold Coast, na Austrália e venceu a China no primeiro jogo-treino que fez na sede da Copa. Ao lado da França, é o favorito para avançar às oitavas. Mas a nossa seleção jamais ganhou o Mundial, que está na nona edição. O máximo que conseguiu foi o vice-campeonato em 2007.
Fonte – Terra