Nesta quinta-feira, 20, ocorreu uma reunião entre o presidente Lula e seus ministros, na qual foi definido que o próximo decreto referente ao porte de armas trará mudanças. Conforme apuração feita pela Globonews, o novo texto permitirá o uso do calibre 9 mm exclusivamente pelas forças de segurança, e a fiscalização dos CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) ficará sob a responsabilidade da Polícia Federal. Prevê-se que o decreto seja finalizado nesta quinta e anunciado antes do meio-dia desta sexta-feira, 21.
Aqueles que já possuem armas no calibre 9 mm poderão continuar utilizando-as e adquirindo munição. No entanto, daqui em diante, esse tipo de calibre será restrito ao uso exclusivo das forças de segurança.
A Polícia Federal também assumirá a fiscalização dos clubes de tiro e estabelecimentos que comercializam munições, podendo firmar convênios com as polícias estaduais para tal fim. Adicionalmente, o decreto proibirá a existência de clubes de tiro funcionando 24 horas e localizados próximos a escolas e outras instituições educacionais.
Fonte – Extra