Está cada vez mais próxima a reaproximação política de Luciano Barbosa (MDB), prefeito de Arapiraca, com seu partido e com o grupo político dos senadores Renan Calheiros (MDB) e Renan Filho (MDB) – que inclui o governador Paulo Dantas (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB).
Luciano rompeu com a legenda em 2020, quando se lançou candidato a prefeito pela terceira vez, contra a vontade dos Renans, que foram à Justiça tentar impedir a viabilização da sua candidatura.
O MDB perdeu a pendenga judicial, Luciano Barbosa se manteve candidato e em 2022 se aliou ao principal adversário do seu partido em Alagoas: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Esse apoio consolidou o rompimento do prefeito com os Calheiros e seu grupo, ao ponto de Daniel Barbosa, filho de Luciano, ter sido eleito deputado federal pelo PP de Arthur Lira.
Barbosa e Lira apoiaram a candidatura a governador de Rodrigo Cunha (então no União Brasil) e, no segundo turno da eleição, deram ao senador a vitória em Arapiraca – insuficiente, porém, para evitar a reeleição do governador Paulo Dantas.
A reaproximação de Luciano Barbosa com o MDB e com o grupo dos Calheiros deve vir através do vice-governador, Ronaldo Lessa (PDT), que até agendou visita a Arapiraca, oficialmente para ações de governo (“Luciano me convidou para visitar obras”, diz Lessa), mas com evidente conotação política.
Afinal, não é segredo para ninguém que o sonho do MDB é manter o poder em Alagoas, o que passa, naturalmente, por vitórias nas prefeituras de Maceió e de Arapiraca.
Luciano Barbosa, maior liderança da política arapiraquense, é peça fundamental nesse contexto.
E como disse certa vez o paraibano José Américo de Almeida, ninguém se perde no caminho da volta.
Fonte – Diário do Poder