O Pleno do Poder Judiciário, em sua sessão desta sexta-feira (8), finalizou a elaboração da lista tríplice destinada ao governador Paulo Dantas para a seleção do próximo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. Os mais votados foram o atual procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, o promotor de Justiça Adivaldo Batista de Souza Junior e o procurador de Justiça Valter José de Omena Acioly.
O governador terá a responsabilidade de escolher o sucessor do desembargador José Carlos Malta Marques, ocupante de uma das vagas destinadas ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Márcio Roberto Tenório de Albuquerque obteve 16 votos, sendo unanimemente escolhido pelos magistrados. Em segundo lugar, ficou o promotor Advaldo Batista de Souza Junior, com 15 votos, enquanto Valter José de Omena Acioly conquistou o terceiro lugar, com 13 votos.
O presidente do TJ, Fernando Tourinho, destacou a importância histórica do dia, ressaltando a contribuição do Tribunal de Justiça na seleção do novo desembargador. Ele entregará a lista ao governador Paulo Dantas e expressou confiança em sua habilidade para escolher o representante mais adequado do MP para integrar o Judiciário alagoano. O desembargador Paulo Zacarias parabenizou os três escolhidos, destacando a qualidade dos seis membros enviados pelo MPAL, ressaltando o notável saber jurídico e a reputação ilibada de cada um.
Os seis nomes que compuseram a lista sêxtupla enviada pelo MPAL foram Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Valter José de Omena Acioly, e os promotores Advaldo Batista de Souza Junior, Edelzito Santos Andrade, Cláudio José Brandão Sá e Luiz Cláudio Branco Pires.