Nesta sexta (4), foi divulgada uma série de denúncias de compra de votos ligadas à candidata a prefeita de Lagoa da Canoa, Edilza Alves (PP). Segundo o material disponibilizado pelo portal Acta, o marido da política aparece na casa com um grupo de pessoas realizando a compra de seus votos.
Elialdo Alves afirma que está na residência em nome de Edilza, contabiliza os votos que serão dados a ela, entrega dinheiro em espécie para as pessoas e promete vantagens futuras para os mesmos.
Já em outro vídeo divulgado nesta sexta, a secretária de Administração de Lagoa da Canoa, Joyce Pinheiro de Souza aparece com uma grande quantia de dinheiro que também seria usada para a compra de votos. Ela conversa com o secretário municipal de Belo Monte, José Audálio Tenório, que segundo as denúncias, é o principal financiador da campanha do candidato a vereador Nando do Nadinho (Avante).
Nando do Nandinho aparece em outro vídeo dentro de um carro com outro homem em posse de alta quantia em dinheiro e chega a afirmar que foi Joyce que repassou o valor para ele. No vídeo, Nando do Nandinho demonstra receio pela alta quantia e sugere como solução colocar em sacos de lixo para despistar a polícia.
Mais um vídeo compromete o candidato Nando do Nandinho em um caso de compra de votos. Nele, José Audálio Tenório, secretário de Belo Monte e apontado como apoiador da campanha de Nando, aparece comprando votos e prometendo mais dinheiro até o dia da eleição. O eleitor confirma: “Aqui é você e a prefeita”, em referência a Edilza, candidata a prefeita de Lagoa da Canoa.
Em um comprovante de transferência feita por pix encaminhada ao jornalismo do Acta, o candidato a vereador Val do Alexandre também é flagrado em um vídeo realizando a transferência de R$ 800 para um eleitor praticando o crime de compras de votos.
As denúncias foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) por Captação Ilícita de Sufrágio em desfavor da candidata a prefeita Edilza Alves e dos candidatos a vereador Ednaldo Fernando (Nando do Nadinho) e Genival Sampaio (Val do Alexandre), todos por Lagoa da Canoa.
A ação apura a compra de votos e pode cassar o registro de candidatura de Edilza Alves (PP), Nando do Nadinho (Avante) e Genival do Alexandre (PP), além da aplicação de multa a todos os envolvidos. O processo tramita sob n. 0600419-33.2024.6.02.0044.
Além desta ação, está ainda em tramitação uma ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder político e econômico em desfavor da atual prefeita Tainá Veiga, da candidata a prefeita Edilza Alves e seu candidato a vice-prefeito Jadielson.
A ação pode cassar o registro de candidatura de Edilza e tornar a atual prefeita inelegível. Apura-se a utilização da máquina pública em favor da candidata. Processo sob n. 0600418-48.2024.6.02.0044