As creches, além de gerar vagas para as crianças, oportunizam centenas de empregos.
Em União dos Palmares, o prefeito Areski Freitas (Kil) deve encerrar seu mandato com mais uma marca registrada na educação. O prefeito que elevou o índice educacional do município, que é capital da Zona da Mata Alagoana, da 36º para a 6º posição no IDEB de Alagoas, o que faz estar entre os 80 melhores do Brasil, agora consolida seu legado na educação infantil. Após inaugurar as duas primeiras creches públicas da cidade, Kil dá início ao funcionamento da terceira creche nesta sexta-feira (12), no conjunto Nova Esperança.
A creche receberá o nome da educadora palmarina Suzete Wanderley e vai atender cerca de 200 crianças. Obra custeada através de recursos federais, do FNDE, e é tipo 1: conta com berçário, fraldário, área de lazer e repouso, blocos pedagógicos, além de profissionais multidisciplinares. A solenidade de inauguração acontece às 8h, na sede da creche, dentro da programação da Semana do Bebê 2023.
Mais duas em construção
Kil fez a primeira creche de União com recursos próprios, no conjunto Sagrada Família, e a segunda através de recursos do Governo de Alagoas, no programa Criança Alagoana (CRIA), no distrito Várzea Grande. A três creches juntas devem atender uma média de 600 crianças e gerar centenas de empregos. Há mais duas creches em construção, outra do FNDE, no conjunto Newton Pereira, e mais uma do CRIA, no distrito Rocha Cavalcante.
*Geração de emprego e renda e mais cuidados à primeira infância *
Para o prefeito, investir na educação infantil é garantir mais dignidade às crianças e, principalmente, aos pais com espaços públicos para cuidar dos pequenos enquanto eles trabalham. Além da oportunidade de geração de emprego que esses empreendimentos trazem, tanto nas obras quanto no quadro de trabalho da creche. “Fico muito feliz, essas creches oportunizam benefícios sociais e econômicos para nossa cidade”, afirma Kil.