Junho é o mês dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue por meio de ações e campanhas promovidas por órgãos públicos. Em Alagoas, o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) propôs, através do Projeto de Lei 687/2023, a divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue nos eventos esportivos e culturais.
De acordo com a matéria, a divulgação será realizada pelos promotores de eventos, observando os preceitos éticos e legais pertinentes, bem como as instruções e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os organizadores dos eventos esportivos e culturais mencionados no art. 19, deverão colaborar com as autoridades de saúde locais para a implantação das ações de divulgações como exposição de cartazes ou banners, ou divulgadas em displays eletrônicos, em locais de fácil visualização ou transmitidas verbalmente durante o evento, mensagens de incentivo à doação de sangue”, diz o texto.
Na justificativa do projeto, o Ayres destacou que o Hemocentro de Alagoas – HEMOAL, mesmo diante das ações de conscientização e das coletas externas realizadas para manter o estoque de sangue estabilizado realizadas pelo Governo do Estado, a Unidade Maceió do Hemoal encontra-se com deficiência de cinco das oito tipagens sanguíneas.
“Das 300 bolsas de sangue necessárias diariamente para atender a demanda, o órgão dispõe de apenas 115, o que representa 28,75% do percentual mínimo essencial encontra-se com deficiência de cinco das oito tipagens sanguíneas. Com isso, das 300 bolsas de sangue necessárias diariamente para atender a demanda, o órgão dispõe de apenas 115, o que representa 28,75% do percentual mínimo essencial”, explicou o parlamentar.
“Nosso projeto tem por objetivo a sensibilização da população alagoana para combater o baixo estoque de sangue nos hemocentros. Dessa forma, o Estado deve atuar positivamente para mudar este cenário, sendo imprescindível o fomento de incentivos para que a sociedade contribua com esta causa tão nobre”, concluiu o deputado estadual.