O processo já foi iniciado. Os partidos que teoricamente fazem oposição ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC) formarão um bloco de oposição na Câmara de Vereadores da capital.
A articulação está sendo feita com ajuda de dirigentes do MDB e de interlocutores do governador Paulo Dantas. A ideia é formar um bloco que terá quase metade dos 25 vereadores e, portanto, muito poder de influenciar as votações e o funcionamento das comissões da Casa.
“Teremos um bloco de oposição, formado por partidos que estão na base de apoio do governo, a exemplo do MDB, PSB, PT, PV e PSD. Este será um grande bloco partidário e que terá o papel de indicar os integrantes das comissões da Câmara de Vereadores de Maceió”, aponta um interlocutor do Palácio dos Palmares.
Um exemplo prático: criado o bloco, o líder do prefeito JHC na Câmara, vereador Chico Filho, que atualmente é integrante da Comissão de Constituição e Justiça provavelmente seria substituído por outro vereador mais próximo do governo de Paulo Dantas e mais afastado da prefeitura.
Ao ser questionado sobre o posicionamento de vereadores que estão do lado do prefeito, mesmo estando filiados a partidos de oposição, o interlocutor esclarece que isso não será problema. “O bloco é partidário, será decidido pelos partidos, mesmo que o vereador não goste muito da ideia. Nesse caso, ele pode pedir para mudar de legenda ou aceitar a orientação”, pondera.
Criado o bloco, avisa o interlocutor, o objetivo será sim “dar trabalho” ao prefeito JHC. “Tem muita coisa para questionar e será questionada”, aponta.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior