A informação é o Blog do Lauro Jardim, de O Globo. “Em nome da tia”, Marluce Caldas, o prefeito de Maceió vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias.
Marluce, como já antecipado pela imprensa de Alagoas, está em lista tríplice de indicados do STJ para se tornar ministra da Corte. Agora, a escolha é de Lula. Ele pode escolher um dos três nomes enviados para sua indicação e João Henrique Caldas (PL) vem trabalhando muito em Brasília para que a irmã do pai dele, João Caldas, seja a escolhida.
A nomeação para o STJ, no entanto, seria apenas parte da conversa. O que JHC quer mesmo, de o acordo com o Blog do Lauro Jardim, é fechar um acordo com Lula para as eleições de 2026 em Alagoas.
“O prefeito pretende disputar o governo de Alagoas tendo em sua chapa: Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB) como candidatos ao Senado”, diz o blog.
Não seria surpresa uma aliança de JHC com antigos desafetos. Em 2020, por exemplo, ele enfrentou – incluindo trocas de desaforos – Alfredo Gaspar de Mendonça e Davi Davino Filho na disputa pela prefeitura de Maceió.
Os dois chegaram a participar da atual gestão depois que JHC costurou uma aliança com com Arthur Lira (que também era ‘desafeto’ do prefeito’) aliança com os dois em 2023.
Em 2022, JHC chegou a fechar um acordo com o grupo de Renan, mas mudou de ideia logo após as convenções, após uma longa conversa com Rodrigo Cunha (então candidato a governador), que terminou virando seu candidato a vice este ano – movimento que abre vaga para a mãe de João Henrique Caldas por mais de dois anos no Senado.
A busca pelo acordo com Lula vem num momento em que crescem as especulações de que o prefeito JHC estaria avaliando a possibilidade de mudar de partido. Apenas especulação, por enquanto.
Fonte – Jornal de Alagoas