Uma pesquisa conduzida pela empresa 100% Cidades, em colaboração com a Futura Inteligência, e divulgada nesta terça-feira, 13, pela EXAME, revela que o atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC (PL), lidera as intenções de voto com 65,5%. Essa vantagem o coloca bem à frente do segundo colocado, Rafael Brito (MDB), que possui apenas 5,3% das intenções.
Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, há um cenário de empate técnico entre Rafael Brito e os candidatos Davino Filho (PP), que aparece com 4,3%, Lenilda Luna (UP), que registra 3,3%, e Lobão (Solidariedade), com 1,2% das intenções de voto.
Além disso, a pesquisa também analisou a rejeição dos candidatos. Lobão lidera esse quesito, sendo rejeitado por 60,5% dos eleitores, seguido por Lenilda Luna com 20,9% e Rafael Brito com 19,8%. JHC, por sua vez, tem uma das menores taxas de rejeição, com apenas 9,8%, o que fortalece sua posição na corrida eleitoral.
A pesquisa ainda apontou que a área da saúde é a principal preocupação dos eleitores, sendo citada por 46,3% dos entrevistados como a prioridade do próximo prefeito. Em seguida, 35,3% destacaram a educação e 16% mencionaram a segurança pública. O levantamento foi registrado no TSE sob o código AL-00876/2024 e contou com 600 entrevistas realizadas entre os dias 2 e 5 de agosto.