Em entrevista na Gazeta de Alagoas que circulou no sábado passado (13/04), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL) disse que vai definir o nome do candidato a vice na sua Chapa no próximo mês de junho.
JHC está sem vice desde que Ronaldo Lessa, que foi eleito com ele em 2018, renunciou para assumir o cargo de vice-governador do Estado.
A vaga de vice na chapa de JHC é muito, muito, disputada. Entre os pretendentes, estão o presidente da Câmara de Maceió, Galba Netto, o ex deputado estadual Davi Davino Filho e, segundo os bastidores da política, a ex-deputada estadual Jô Pereira.
Na fila também estariam alguns assessores mais próximos do prefeito, a exemplo de Ivan Carvalho e do secretário de saúde Luiz Romero Farias
Mas ao que parece, a vaga já tem dono.
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) foi convidado, na prática, para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de João Henrique Caldas. JHC disputará a reeleição este ano pelo PL.
Rodrigo era eleitor de Arapiraca, mas – como foi confirmado por sua assessoria – transferiu o domicílio eleitoral para Maceió recentemente e dentro do prazo que permite que ele seja candidato nas eleições deste ano.
Rodrigo já teria um acordo firmado com JHC para ser os candidato a vice. Dessa forma ele abriria vaga para sua primeira suplente Eudócia Caldas, que é mãe de JHC.
Em contrapartida como vice-prefeito teria um espaço maior para concorrer a eleição de prefeito daqui quatro anos, em 2028.
O plano, em tese, seria JHC se afastar em 2026 para disputar o Senado ou o governo e Rodrigo assumir a prefeitura para disputar a reeleição nesse meio tempo.