O deputado federal JHC (PSB/AL) destacou, por meio das redes sociais, que a informação passada pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a aprovação de diretrizes pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis trata-se de um antigo projeto de sua autoria.
“O PR @jairmessiasbolsonaro informou hoje que o Conselho Nacional de Política Energética estabeleceu as diretrizes para a realização de um antigo projeto nosso: a venda direta de etanol. Esse foi um projeto que apresentei ainda em 2018, e que depois foi abraçado por outras lideranças, como o próprio PR”, postou o parlamentar alagoano em seu perfil oficial no Instagram.
Para o deputado, a venda direta vai beneficiar os consumidores brasileiros, barateando em até 20% um combustível que atende a maioria da frota nacional de biocombustíveis. “Além de empregar 1,3 milhão de pessoas em Alagoas e no Brasil, é feito com tecnologia nacional e renovável. Plantamos a semente há mais de dois anos e, com muito trabalho, vamos colher mais essa vitória! Fico feliz que um projeto nosso, de Alagoas, tenha tomado esse volume”, assinala JHC.
Atualmente, a norma da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas dos postos. Em diversas ocasiões, Bolsonaro já defendeu a venda direta como forma de reduzir os preços dos combustíveis. A aprovação da resolução pelo CNPE permitirá à ANP implementar as ações para a venda direta de etanol.
Fonte – Alagoas Alerta