O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (12), ordem de serviço para a execução de obras de contenção de cinco encostas no Vale do Reginaldo. As obras visam garantir a estabilidade do solo e proporcionar segurança aos moradores da região. Durante o anúncio, ele destacou a importância de cuidar das áreas vulneráveis da capital.
“Pela primeira vez em Maceió nós temos um programa de contenção de encostas. Uma obra que vai abranger sobretudo o bairro do Jacintinho que fica aqui em cima. Não é uma obra de proteção, mas de contenção, ou seja, é definitiva. Quando vocês passarem por aqui, verão esta barreira sendo limpa e estabilizada com uma tecnologia de solo grampeado”, destacou JHC.
O prefeito explicou que a iniciativa é uma resposta a problemas antigos e históricos de deslizamentos que afetavam inúmeros bairros da capital.
“Estamos investindo R$150 milhões em um projeto definitivo de contenção. Isso vai impactar cerca de 2 mil pessoas e garantir a estabilidade do solo, permitindo que as famílias durmam em paz, especialmente durante as chuvas. Essa intervenção evitará o avanço da erosão, que já havia destruído ruas e casas, desvalorizando imóveis e trazendo insegurança para as famílias”, pontuou.
Andressa Mendonça tem 25 anos e é moradora do bairro desde a infância. Ela disse se sentir aliviada com a iniciativa da prefeitura. “Eu morava ali em cima. Eu caía muito na hora de descer. Vai ser bom que agora vão ajeitar e isso não vai acontecer mais. Eu e minha mãe vivíamos com medo por estar lá em cima. A realidade sempre foi assim, mas agora vai mudar e nós vamos nos sentir seguras”, contou.
Durante a assinatura da ordem de serviço, JHC também ressaltou o compromisso da gestão em cuidar da segurança e qualidade de vida da população. Além das questões de infraestrutura, ele falou sobre a importância de investimentos em áreas que precisam de cuidado e atenção.
“Não é apenas sobre visibilidade, é sobre cuidar das pessoas e das suas necessidades. Queremos um futuro melhor para Maceió. Os gestores não gostam de fazer essas obras ou, às vezes, a mentalidade política arcaica acha uma obra cara e sem visibilidade. Mas estamos aqui para cuidar das pessoas. Precisa ter investimentos onde há maior necessidade e preocupação com a população”, declarou.
Em todas as encostas será utilizada a tecnologia de solo grampeado e aplicado concreto jateado para impermeabilização, e em algumas laterais haverá a aplicação de hidrossemeadura.
As obras de contenção incluem ainda a instalação de canaletas, tubos e escadarias para drenagem, garantindo a segurança das áreas, classificadas como de alto risco devido à presença de residências no topo das encostas.
Texto: Assessoria
Foto: Itawi Albuquerque