O prefeito de Maceió, JHC, anunciou nessa quarta-feira (10), um investimento de R$140 milhões para a urbanização do Litoral Norte. Em suas redes sociais, ele comunicou a assinatura da ordem de serviço para obras de saneamento, drenagem e pavimentação em 52 ruas dos bairros de Guaxuma, Riacho Doce, Garça Torta e Ipioca, ressaltando que a maioria das ruas no Litoral Norte ainda é de barro e nunca recebeu investimentos significativos em saneamento.
“Nosso Litoral Norte receberá investimentos históricos. Estamos aqui em Ipioca, onde uma das estações elevatórias está sendo construída. Ao todo, 42 ruas terão pavimentação, 11 terão drenagem, e 59 ruas serão contempladas com esgotamento sanitário. Estamos transformando essa realidade com uma obra completa de saneamento básico, que inclui a instalação de dez estações elevatórias e uma grande estação de tratamento de esgoto, trazendo mais qualidade de vida para os moradores,” explicou o prefeito.
Com um avanço de cerca de 15,28% nas obras, o projeto já está em andamento em cinco localidades: Condomínio Sauaçuhy, Praia da Sereia, Refúgio das Águas, Riacho Doce e Pescaria.
Na ocasião, JHC destacou a importância das obras para o desenvolvimento do Litoral Norte, que antes era esquecido. “O saneamento básico significa saúde, desenvolvimento do turismo, empregabilidade e impacto positivo nos índices educacionais. É uma obra de grande interesse social, em uma região que antes era esquecida e abandonada,” afirmou.
O investimento de R$ 140 milhões foi garantido através de financiamento com a Companhia Andina de Fomento (CAF).
Atualmente, as obras se encontram com cerca de 15,28% de avanço físico/financeiro. No condomínio Sauaçuhy são feitos serviços de drenagem, esgotamento sanitário, linha de recalque e estação elevatória de esgoto; na Praia da Sereia as obras incluem esgotamento sanitário e estação elevatória de esgoto; no Refúgio das Águas, drenagem, esgotamento sanitário e estação elevatória de esgoto; já em Riacho Doce, as obras são de esgotamento sanitário, e na Pescaria está sendo realizada a Estação elevatória de esgoto.
Texto: Assessoria
Foto: Itawi Albuquerque